Psicanalista Contardo Calligaris estará no IT Forum 2016

Psicanalista Contardo Calligaris estará no IT Forum 2016

O também escritor e dramaturgo italiano falará sobre a necessidade de refletir sobre o comportamento humano

Escritor, psicanalista e dramaturgo italiano Contardo Calligaris marcará presença no IT Forum 2016. No quarto dia do encontro, que é um dos principais para CIOs na América Latina, ele aproveitará o tema central “Inércia Ativa: olhando para o futuro sem recorrer às respostas do passado” para abordar um ponto interessante e que influencia totalmente o presente e o futuro: o comportamento humano.

Calligaris falará sobre a necessidade de refletir o comportamento humano atual e seus impactos na vida em sociedade, seja no campo pessoal ou profissional. Dono de opiniões fortes, ele tem uma formação pra lá de interessante que o gabarita a versar sobre o assunto.

É formado em Epistemologia Genética, na Suíça, numa faculdade em que Jean Piaget palestrava. No mesmo período, direcionou seus estudos às ciências sociais, ao mesmo tempo em que fez graduação em Letras, que o permitiu ensinar teoria da literatura.

Mais tarde, em Paris, dedicou-se ao doutorado em Semiologia, com Roland Barthes, onde começou a fazer análise (como paciente), o que, em princípio, não tinha relação com sua formação. A partir dessa experiência passou a interessar-se por Psicanálise.

Tornou-se membro da Escola Freudiana de Paris em 1975. É doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Provença (França), onde defendeu a tese “A Paixão de Ser Instrumento”, um estudo sobre a personalidade burocrática. Foi professor de Antropologia na Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos), e de estudos culturais na New School of New York. Mais recentemente, criou e dirigiu a série PSI, da HBO, indicada ao Emmy Internacional de melhor série dramática.